top of page

O meu propósito com a  Cirurgia Maxilofacial é

Ajudar as Pessoas

Cirurgia Ortognática

 

A cirurgia ortognática é necessária?

Aqueles que podem se beneficiar de uma cirurgia ortognática incluem aqueles com uma mordida inadequada resultante de dentes e/ou maxilares desalinhados. Em alguns casos, os maxilares superior e inferior de uma pessoa podem crescer em taxas diferentes. Lesões e anomalias craniofaciais observadas no nascimento também podem afetar o alinhamento da mandíbula. Embora a ortodontia geralmente possa corrigir problemas de mordida quando apenas os dentes estão desalinhados, a cirurgia ortognática pode ser necessária para corrigir discrepâncias dos maxilares.

Cirurgia Ortognática - Prof. Dr. Luis Pagotto

 

Avaliando a necessidade da cirurgia ortognática

Seu ortodontista e cirurgião bucomaxilofacial trabalharão juntos para determinar se você pode se beneficiar com a cirurgia. O cirurgião determina quais procedimentos cirúrgicos são apropriados e realiza a cirurgia. É importante entender que o seu tratamento, que incluirá ortodontia antes e depois da cirurgia, pode levar alguns anos para ser concluído. Seu cirurgião e ortodontista entendem que este é um compromisso significativo e de longo prazo para você e sua família. Eles lhe darão uma estimativa realista do tempo necessário para o seu tratamento.

A cirurgia corretiva pode reposicionar todo ou parte do maxilar superior, maxilar inferior e queixo. 

 

O que está envolvido na cirurgia ortognática?

Antes da cirurgia

O aparelho ortodôntico move os dentes para uma nova posição. Como seus dentes estão sendo movidos para uma posição que se encaixará melhor após a cirurgia, você pode inicialmente pensar que sua mordida está piorando em vez de melhorar. No entanto, quando o cirurgião reposiciona os maxilares durante a cirurgia, os dentes devem encaixar-se corretamente. Em alguns casos, o seu cirurgião pode recomendar extrações dentárias, incluindo os dentes do siso, vários meses antes da cirurgia ortognática. À medida que o seu tratamento ortodôntico pré-cirúrgico se aproxima da conclusão, registros adicionais ou atualizados – incluindo imagens, fotografias e modelos de seus dentes – podem ser feitos para ajudar a orientar sua cirurgia. Seu cirurgião pode usar imagens 3D e software de computador para planejar virtualmente sua cirurgia com antecedência. O software cirúrgico agora pode ser usado para criar diferentes tipos de guias de mordida, guias de corte cirúrgico e até mesmo placas cirúrgicas personalizadas usadas durante a cirurgia. 

 

Durante a cirurgia

Sua cirurgia é realizada sob anestesia geral em um hospital. A cirurgia pode leva em média 3 horas para ser concluída. Seu cirurgião reposicionará os maxilares de acordo com suas necessidades e planos específicos. Em alguns casos, o osso pode ser adicionado, retirado ou remodelado. Placas cirúrgicas, parafusos, fios e elásticos podem ser usados ​​para manter os maxilares nas novas posições. Uma tala de plástico personalizada também pode ser fixada temporariamente nos dentes após a cirurgia. As incisões geralmente são feitas dentro da boca para reduzir cicatrizes visíveis; no entanto, alguns casos requerem pequenas incisões fora da boca. 

 

Depois da cirurgia

Seu cirurgião fornecerá instruções para uma dieta saudável, porém modificada, que incluirá alimentos moles e líquidos. Isso o ajudará a curar e a mantê-lo confortável durante a recuperação. Seu cirurgião fornecerá um cronograma para a transição para uma dieta normal, quando apropriado. Você deve abster-se de usar produtos de tabaco e evitar atividades físicas extenuantes, incluindo a participação em esportes. A higiene oral adequada é muito importante após a cirurgia. O desconforto após a cirurgia pode ser controlado com medicamentos. Os pacientes geralmente conseguem retornar ao trabalho ou à escola dentro de duas semanas após a cirurgia, dependendo de uma variedade de fatores relacionados à sua recuperação. 

Padrões faciais, suas características e correções cirúrgicas

PADRÃO FACIAL II

- Mandíbula muito pequena

- Queixo para trás

- Nariz muito grande

- Dificuldade de respirar pelo nariz

- Acúmulo tecidual submentoniano (papada)

FACE LONGA 

- Sorriso gengival

- Incompetência labial (não fecha os lábios)

- Mordida aberta anterior

ATRESIA TRANSVERSAL DA MAXILA 

- Mordida cruzada posterior uni ou bilateral

- Palato profundo,

- Dificuldade em respirar pelo nariz

- Respiração bucal e ronco.

PADRÃO FACIAL III

- Mandíbula muito grande

- Queixo para frente

- Rosto afundado

- Nariz muito grande 

ASSIMETRIA FACIAL 

- Rosto torto

- Queixo desviado

- Dificuldade de mastigação 

PADRÃO FACIAL II COM APNEIA DO SONO 

- Mandíbula muito pequena

- Dificuldade de respirar pelo nariz

- Ronco

- Apneia

As informações fornecidas aqui não pretendem substituir aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico ou odontológico profissional. Ele é fornecido para ajudá-lo a se comunicar de maneira eficaz quando você busca orientação de seu cirurgião bucomaxilofacial. Fotos e vídeos são apenas para fins ilustrativos e não indicam o que um paciente pode vivenciar.

bottom of page